Design sem nome

Avaliação psiquiátrica para cirurgia bariátrica

Por que existe uma determinação para que todos que desejam se submeter à cirurgia bariátrica passem por uma avaliação psiquiátrica? Podemos imaginar que se trata de uma grande mudança na vida de uma pessoa. Uma cirurgia que a impedirá de ceder às tentações do apetite e forçará uma perda de peso sem a necessidade da mesma força de vontade e disciplina que a mudança de hábitos isoladamente exige? Não deve ser tão tranquilo para se lidar do ponto de vista psicológico. No entanto, por trás dessa crença comum, pode haver um preconceito que enquadra o obeso como alguém com baixa força de vontade, não reconhecendo que a obesidade é uma condição multifatorial e complexa. É difícil perder peso com mudanças de hábitos e até 90% das pessoas acabam recuperando o peso após uma dieta.

Por isso, precisamos enxergar a cirurgia bariátrica como uma opção, se assim eles desejam, para muitos indivíduos que estão em sofrimento com seu estado, com as doenças associadas ao excesso de peso, com a dificuldade em aderir a mudanças de estilo de vida duradouras e atingir seus objetivos.

Quais são as consequências da cirurgia de obesidade na saúde mental? 

Do ponto de vista da saúde mental, a cirurgia bariátrica tem sido associada a melhora de sintomas de depressão e ansiedade, do funcionamento social e da qualidade de vida. Mas é verdade que podem ocorrer problemas: precisamos ficar atentos a condições ligadas ao impulso, como problemas com álcool e outras drogas, acidentes e até suicídio. Isso ocorre porque, no cérebro, alimentos e drogas estimulam regiões semelhantes. Por isso, após a cirurgia, a compulsão alimentar pode se tornar outra compulsão, fenômeno que chamamos de troca de adicção. Além disso, um transtorno de compulsão alimentar não tratado pode dificultar a perda de peso no pós-operatório e gerar uma grande frustração com a abordagem. 

Como a avaliação psiquiátrica para cirurgia de obesidade pode ajudar?

Estes não são os únicos problemas, mas os citei por sua frequência e importância. Por isso, a avaliação psiquiátrica para cirurgia de obesidade é necessária para se avaliar fatores de risco para problemas evitáveis e ajudar o indivíduo com obesidade a tomar uma decisão bem informada, para que os riscos para sua saúde mental sejam os menores possíveis e ele consiga realmente perceber melhora de sua qualidade de vida.

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp